Telemarketing – É a venda de produtos ou serviços através
do telefone.
Como surgiu o Telemarketing? A primeira campanha de marketing por
telefone foi realizada no início dos anos 70 pela Ford Motor Campany.
Foram contratadas e treinadas 15
mil donas-de-casa, que realizaram vinte milhões de ligações dos seus próprios
lares. O objetivo era identificar pessoas com potencial para a compra de um
automóvel.
Em 1980 nasce o termo
Telemarketing. No Brasil o Telemarketing ganhou destaque com a chegada de
empresas norte-americanas ao país. O brasileiro já usava mais o telefone para
comprar, com isso as oportunidades de sempre crescem na casa de milhões.
Marketing ou Mercadologia – é o estudo de mercado. Estudo das atividades comerciais que, partindo do
conhecimento das necessidades e da psicologia do consumidor, procura dirigir a
produção, adaptando- a ao melhor mercado.
O telefone – Foi inventado pelo Escorces Alexander Graham Bell em 1876. Hoje em dia o
telefone é um importante veículo de comunicação. Sabendo disso, os
profissionais de Marketing criaram um meio de se utilizarem dele para a avançar
nos negócios. Criaram, portanto, o Telemarketing.
Quais as vantagens do
telemarketing?
É a melhor forma de comunicação
como os clientes, pois é uma mídia (conjunto dos meios de informação e de
comunicação: imprensa, rádio, televisão, cinema, revistas, cartazes, etc.) de
custos mais baixos e representam melhores resultados como: economia, rapidez,
comodidade, maior capacidade de difusão (divulgação), sondagem,
Pesquisa, velocidade da
informação.
Conceito de CALL CENTER (Central de Atendimento), moderno, integrado ao computador, com
Internet, fax, para um determinado número de troncos.
OS TIPOS DE TELEMARKETING
ATIVO: É quando a empresa faz o contato com o cliente, através de um cadastro
pré-determinado. Ligação Empresa/Cliente.
RECEPTIVO: É quando o cliente faz a ligação para a empresa, através de duas ou mais
mídias (o cliente pode ter visto uma propaganda do produto na televisão ou em
um jornal, etc.)
HÍBRIDO: É o misto, ou seja, tanto o operador liga para o cliente como pode
receber uma ligação para a venda de um produto.
PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS EM TELEMARKETING
Saber ouvir- prestar total atenção no que esta ouvindo
Ser empático – colocar-se no lugar do outro – Se você quer ser bem atendido, então
atenda bem.
Ser Assertivo –comunicar-se de forma afirmativa, verdadeira. Manter um clima de
confiança e apoio.
O BOM
ATENDIMENTO DEVE SER PERSONALIZADO.
Personalizar – ser o modelo da empresa.
Quando atender ao telefone,
identifique claramente a sua empresa. Você representa a empresa para quem esta
do outro lado da linha.
Saiba escutar e anotar o nome de
seu interlocutor e os pontos chaves da conversa.
Identifique o ânimo de quem está
falando; se a pessoa estiver nervosa, não revide,
(vingar de uma ofensa) .
Dê um toque pessoal á conversa,
trate a pessoa com quem está falando pelo nome.
PERFIL DO
OPERADOR DE TELEMARKETING
Voz agradável – saiba cuidar de
sua voz;
Boa comunicação verbal com
desenvoltura;
Saber ouvir;
Flexibilidade (compreensivo);
Capacidade de adaptação,
assimilação e raciocínio próprio;
Habilidade para negociar e
persuadir (convence);
Assertividade (ser objetivo,
firme, positivo e educado);
Habilidades nas reações
interpessoais (entre as pessoas);
Bom humor/alto astral;
Controle emocional (não fique
nervoso, ansioso);
Criatividade;
Tolerância;
ATITUDE
POSITIVA
Ao realizar nosso trabalho, seja
ele qual for é necessário que nos alimentemos de atitudes positivas, a força do
pensamento nos irá auxiliar em muito em nossos resultados.
Ø O entusiasmo vem de dentro, mas você precisa externa–lo.
Ø Vibre com aquilo que faz.
Ø Compre o que você vende – acredite com sinceridade que o produto que você
esta usando é do seu agrado.
Ø Você deve ter disposição para aprender sempre, a cada dia mais.
Ø Tire lições de seus erros e acertos
Ø Aceite ouvir críticas.
Ø Simpatia gera simpatia e confiança gera confiança
REGRAS BÁSICAS
EM TELEMARKETING
Ø Cumprimente, identifique – se e exponha a razão do seu chamado;
Ø Sorria: um sorriso no rosto é um sorriso na voz;
Ø Demonstre entusiasmo;
Ø Seja cortês e demonstre confiança ao falar;
Ø Seja honesto (se você não sabe, não minta e se o erro foi seu admita-o);
Ø Utilize sempre os termos Senhora e Senhora;
Ø Fale claramente e com objetividade e seja natural;
Ø Fale pausadamente e ouça o que o cliente o ouça;
Ø Respire sem que o cliente o ouça;
Ø Pronuncie bem as letras de cada palavra;
Ø Fale português corretamente;
Ø Varie o tom da voz;
Ø Use palavras mágicas como Por Favor, desculpe, obrigado;
Ø Fala anotações de informações importantes para seu contato;
Ø Confirme o que foi abordado (confirmar os dados do cliente, o pedido,
etc);
Ø Conheça bem seu produto e seus concorrentes;
Ø Ofereça benefícios, focando a necessidade do cliente;
Ø Procure adequar a conversa ao nível cultural, mental e social do cliente;
Ø Não interrompa o cliente;
Ø Exercite a empatia: coloque- se no lugar do cliente;
EM
TELEMARKETING É INADMISSÍVEL
Ø Termos negativos (não, nunca, jamais...)
Ø Verbo na condicional (poderia, gostaria...)
Ø Diminutivos (momentinho, segundinho,queridinha...)
Ø Vícios de linguagem (né, tá, ok, arãn, arãn, ãn, ãn...)
Ø Intimidade (querida, fofo, chuchu, amorzinho, bem...)
Ø Termos técnicos e siglas (o nosso produto e X KZ e tem formula...)
Ø Falta de interesse (grosseiro, interromper, atropelar)
Ø Conversas paralelas (estar com o cliente e falar com outra pessoa)
Ø Omitir informações (deixar de dar informação mesmo que não seja sua
obrigação)
Ø Invasão de privacidade (querer saber da vida do cliente)
A EMPRESA E
SEUS SERVIÇOS
Ø Conhecer bem os produtos e os serviços da empresa;
Ø Saber os preços, condições de pagamentos, prazos e condições de entrega,
etc;
Ø Conhecer a organização e funcionamento da empresa;
Ø Saber o que o operador pode e o que não pode decidir ou fazer;
Ø Conhecer e utilizar técnicas de vendas e atendimentos telefônicos;
Utilize
essas informações a seu favor pois a maiorias das técnicas podem ser aplicadas
em mais funções exercidas dentro da empresa.
Te desejamos
todo o sucesso do mundo.
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