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Folha de S.Paulo - Poder

domingo, 13 de setembro de 2015

Custos Logísticos - Manutenção de Inventário - Aula 3 Ultima aula da Série!



Os estoques (ou inventários) são ativos adquiridos ou produzidos por uma empresa;

-Possui a finalidade de comercialização ou utilização própria em suas operações;

-O nível de inventário a ser mantido depende do nível de serviço objetivado e da política adotada.

-A decisão do nível de estoques está relacionada à na demanda e com o fornecimento;

Estoques são representados por:

-Físicos existentes no armazém;

-Estoque em trânsito - Adquirido pela empresa; (Caminhões, Aviões e Navios)

-Estoques da empresa, mas que estão em posse de terceiros; (Centros de Distribuição ou Depósito Alfandegados)

Os CMI são para que os materiais e produtos estejam disponíveis para o sistema logístico.

Através dos estoques de:

-Matérias – primas;
-Produtos em processos;
-Produtos acabados;
-Peças de reposição;

Os CMI representam uma das principais parcelas do Custo Logístico Total;

Não são registrados contabilmente pelas empresas;

Não geram desembolsos, pois são imputados gerencialmente;

Os CMI necessidade dos dados precisos sobre o custo de estocagem.

Lambert et al. (1998), cada empresa deve determinar seus próprios custos de inventário e procurar minimizar, em razão dos níveis de serviços ao cliente.

Os custos para manter o estoque devem incluir somente aqueles que variam com os níveis de estoque:

-Custo de Oportunidade;
-Custo de Serviços de Inventário (seguros);
-Custo de espaço de armazenagem (estocagem);
-Custo de Risco de Estoque. 


 Custo de Oportunidade - Custo imprescindível à logística possui natureza econômica

Martin(2003, p. 234), “representa quanto a empresa sacrificou em termos de remuneração por ter aplicado seus recursos numa alternativa ao invés de em outra”;

Por exemplo: Uma empresa aplicaria seus recursos no mercado financeiro e “ganharia” 1% ao mês.

Mas se optar em investir em estoques, a decisão de manter esses ativos deve render, no mínimo, o que obteria no mercado financeiro, isto é, 1% ao mês o custo de oportunidade. 

Raedels (1995), afirmou que embora os níveis de inventário possam ser reduzidos em meio a controles rígidos, os ganhos reais virão por uma melhoria no gerenciamento dos processos dos inventários, isto é, através do giro desse ativo, visando aumento de fluxo de caixa

-A preocupação com a redução de leadtimes;
-A melhoria nos processos de transferência de informações;
-Acessibilidade as informações;
-Investimento em estoque representa dinheiro parado;

Custo de Serviços de Inventário 

Custos com serviços de inventário incluem os custos com seguros;

Brwersox e Closs (2001) os seguros incidem sobre o valor dos estoques, por um determinado período de tempo;

Em função do risco ou exposição ao risco a que o material ou produto está exposto;

Produtos com maior valor agregado ou materiais perigosos tem custos de seguros mais elevados.




Todos os custos de armazenagem que não variam em função do volume de estoques são considerados fixos;

Não devem compor custo de manutenção do estoque;

Segundo Lambert et al (1998,p 374), “apenas as cobranças do armazém públicos ou alugado, onde o custo é calculado em função do volume estocado, devem ser considerados como custo de manutenção dos estoque”
  


Os custos de risco de estoque dependem do tipo de materiais e produtos estocados;

De acordo com Lambert et al (1998, p 374), incluem obsolescência, avarias, perdas e custos de realocação.

Custo de deterioração e obsolescência:

- Enquanto armazenado (perecibilidade, incêndio, etc);
- Tornar-se tecnicamente obsoleto (se o projeto original for modificado);
- “Sair de Moda” (sazonalidade, mudança de estação, etc):
- Avarias, podem ocorrer no transporte e movimentação.



Para se obter o custo total para manter o estoque, faz-se a somatória:

- Custo de Capital sobre Investimento (Custo de Oportunidade);
- Custo de Serviços de Inventário;
- Custo do espaço para armazenagem (variáveis);
- Custo de Risco de Estoques;
- Considerar os Trade-off entre outros elementos de custo:

Tais como transporte e armazenagem;

Relação do transporte inversa com Manutenção de Inventário

EX. O transporte tem seus custos reduzidos quando em função do aumento do nível de consolidação, pois quanto maior a ocupação do caminhão, menor é o custo unitário de transporte porém, com o aumento da consolidação da carga, os lotes de transferência aumenta, necessitando de maior espaço de armazenagem, recursos financeiros para manter ativos, maior controle, 

Em situação inversa, para reduzir-se os custos de manutenção dos inventários, torna-se necessário reduzir os lotes;



É necessário que se defina nível de inventário e estratégia de transporte, pois afetamos custos de armazenagem. 



Leia Também: 

Aprenda sobre custos logísticos e seus principais conceitos - Aula 1

Entenda os principais custos de armazenagem e movimentação. Aula 2



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