Os estoques (ou
inventários) são ativos adquiridos ou produzidos por uma empresa;
-Possui a
finalidade de comercialização ou utilização própria em suas operações;
-O nível de
inventário a ser mantido depende do nível de serviço objetivado e da
política adotada.
-A decisão do nível
de estoques está relacionada à na demanda e com o
fornecimento;
Estoques são representados por:
-Físicos existentes
no armazém;
-Estoque em
trânsito - Adquirido pela empresa; (Caminhões, Aviões
e Navios)
-Estoques da
empresa, mas que estão em posse de terceiros; (Centros de
Distribuição ou Depósito Alfandegados)
Os CMI são para que
os materiais e produtos estejam disponíveis para o sistema logístico.
Através dos estoques de:
-Matérias – primas;
-Produtos em processos;
-Produtos acabados;
-Peças de reposição;
Os CMI representam uma
das principais parcelas do Custo Logístico Total;
Não são registrados
contabilmente pelas empresas;
Não geram
desembolsos, pois são imputados gerencialmente;
Os CMI necessidade dos
dados precisos sobre o custo de estocagem.
Lambert et al.
(1998), cada empresa deve determinar seus próprios custos de inventário e
procurar minimizar, em razão dos níveis de serviços ao cliente.
Os custos para
manter o estoque devem incluir somente aqueles que variam com os
níveis de estoque:
-Custo de
Oportunidade;
-Custo de Serviços
de Inventário (seguros);
-Custo de espaço de
armazenagem (estocagem);
-Custo de Risco de Estoque.
Custo de
Oportunidade - Custo imprescindível à logística possui natureza econômica
Martin(2003, p.
234), “representa quanto a empresa sacrificou em termos de remuneração
por ter aplicado seus recursos numa alternativa ao invés de em outra”;
Por exemplo: Uma
empresa aplicaria seus recursos no mercado financeiro e “ganharia” 1% ao mês.
Mas se optar em
investir em estoques, a decisão de manter esses ativos deve render, no
mínimo, o que obteria no mercado financeiro, isto é, 1% ao mês o custo de
oportunidade.
Raedels (1995),
afirmou que embora os níveis de inventário possam ser reduzidos em meio a controles
rígidos, os ganhos reais virão por uma melhoria no gerenciamento dos processos
dos inventários, isto é, através do giro desse ativo, visando aumento de
fluxo de caixa
-A preocupação com
a redução de leadtimes;
-A melhoria nos
processos de transferência de informações;
-Acessibilidade as informações;
-Investimento em
estoque representa dinheiro parado;
Custo de Serviços
de Inventário
Custos com serviços
de inventário incluem os custos com seguros;
Brwersox e Closs (2001)
os seguros incidem sobre o valor dos estoques, por um determinado período de tempo;
Em função do
risco ou exposição ao risco a que o material ou produto está exposto;
Produtos com maior
valor agregado ou materiais perigosos tem custos de seguros mais elevados.
Todos os custos de
armazenagem que não variam em função do volume de estoques
são considerados fixos;
Não devem
compor custo de manutenção do estoque;
Segundo Lambert et
al (1998,p 374), “apenas as cobranças do armazém públicos ou alugado,
onde o custo é calculado em função do volume estocado, devem ser considerados
como custo de manutenção dos estoque”
Os custos de
risco de estoque dependem do tipo de materiais e produtos estocados;
De acordo com
Lambert et al (1998, p 374), incluem obsolescência, avarias, perdas e
custos de realocação.
Custo de
deterioração e obsolescência:
- Enquanto armazenado (perecibilidade, incêndio,
etc);
- Tornar-se
tecnicamente obsoleto (se o projeto original for modificado);
- “Sair de Moda”
(sazonalidade, mudança de estação, etc):
- Avarias,
podem ocorrer no transporte e movimentação.
Para se obter o custo
total para manter o estoque, faz-se a somatória:
- Custo de Capital
sobre Investimento (Custo de Oportunidade);
- Custo de Serviços
de Inventário;
- Custo do espaço
para armazenagem (variáveis);
- Custo de Risco de
Estoques;
- Considerar os
Trade-off entre outros elementos de custo:
Tais como
transporte e armazenagem;
Relação do
transporte inversa com Manutenção de Inventário
EX. O transporte
tem seus custos reduzidos quando em função do aumento do nível de consolidação,
pois quanto maior a ocupação do caminhão, menor é o custo unitário de
transporte porém, com o aumento da consolidação da carga, os lotes de
transferência aumenta, necessitando de maior espaço de armazenagem, recursos
financeiros para manter ativos, maior controle,
Em situação
inversa, para reduzir-se os custos de manutenção dos inventários, torna-se
necessário reduzir os lotes;
É necessário que se
defina nível de inventário e estratégia de transporte, pois afetamos custos de
armazenagem.
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