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Folha de S.Paulo - Poder

domingo, 22 de novembro de 2015

Plano de Negócio - Passo-a-Passo Completo!

Etapas do Plano de Negócio



Plano de Negócio


Consultoria Soluções em Layout Ltda


O presente trabalho tem por objetivo apresentar 

A origem da empresa, apresentar seus sócios, serviços, clientes, logo marca, assim como apresentar a reordenação do espaço físico disponível, não utilizado, e propor um modo de ordenação para melhorar a distribuição física de materiais para o cliente, como parte da matéria de Planejamento Empresarial e Empreendedorismo.


SUMÁRIO


1  Plano de negocio

1.1 Principais pontos do ponto de negocios

1.1.1 Aspectos estratégicos
1.2 Dados dos empreendedores, experiência profissional e atribuições
1.2.1 Ana Caroline Dias Silva
1.2.2 Caroline Santos Almeida
1.2.3 Diego Henrique Romajo
1.2.4 Eduardo Lourenço da Silva
1.2.5 Samanta Hiroko Serikawa
1.2.6 Rodrigo Barbosa do Prado
1.2.7 Raísa Xavier de Morais
1.2.8 Wilson Barbosa Silva
1.3 Dados do empreendimento
1.4 Missão
1.5 Visão
1.6 Valores
1.7 Setores de atividades
1.8 Formas jurídicas
1.9 Enquadramento tributário
1.9.1 Capital inicial
1.9.2 Fontes de recurso


2.   Análise de Mercado
2.1 Estudos dos clientes
2.2 Estudos dos concorrentes          
2.3 Aspecto Financeiro
2.4 O Diferencial
2.5 Realização do Serviço
2.6 Plano de Preço

2.7 Percurso do Produto

2.8 Nosso Produto
2.9 Aspecto de um bom arranjo Físico


3.  Plano de Marketing

3.1 Logomarca e Propaganda
3.2 Descrições dos principais produtos e serviços
3.3 Preço

3.4 Estratégias promocionais

3.4 Estruturas de comercialização    
3.5 Localização do negócio


4. Plano Operacional

4.1 Layout
4.2 Capacidades produtiva/comercial/serviços
4.3 Processos operacionais 


5. Plano Financeiro

5.1 Estimativas dos investimentos
5.1.1 Móveis e utensílios
5.1.2 Veículos
5.2 Capitais de Giro
5.2.1 Fluxo de Caixa
5.3 Investimentos pré- operacionais
5.4 Estimativa dos custos de comercialização do serviço
5.5 Estimativas dos custos com mão-de-obra
5.6 Estimativas do custo com depreciação
5.7 Estimativas de custos fixos operacionais mensais
5.8 Demonstrativos de resultados do Exercício
5.9 Indicadores de viabilidade
5.9.1 Ponto de equilíbrio
5.9.2 Lucratividade
5.13.3 Rentabilidade
5.13.4 Prazo de retorno do investimento

6. Avaliação Estratégica

6.1 Análise da matriz FOFA

RESUMO  
BIBLIOGRAFIA 
ANEXO A – POWER POINT 
ANEXO B – CONTRATO SOCIAL


1- Plano de negócio 

1.1 Principais pontos do ponto de negocio:  
A empresa possui como diferencial a localização, atendimento, credibilidade com os clientes e preço; e como aspectos negativos destacam-se espaço físico, pois estamos procurando ampliar nosso armazém. 
O nosso maior plano está na aliança com grandes marcas de pneus como, Pirelli, Goodyear e dentre outras.
Entraremos como estratégia de compra, da seguinte maneira: 

 - nós compramos uma demanda de 500 pneus e eles nos atribuem com bonificação de 250 pneus velhos. Com isso estaremos desafogando seus armazéns onde são trabalhados os produtos reversos. Ao propagar as suas marcas em nossas lojas, ganharemos também um desconto na nova compra.


1.1.1 Aspectos estratégicos 
Mediante ao diagnostico levantado e a parceria com os gestores da empresa que colaboraram transmitindo informações facilitando a elaboração do trabalho, os dados foram analisados após várias pesquisas realizadas, através de entrevistas direta e indiretamente, sendo elas bibliográfica, descritivas, experimental e documental. Adotando o método qualitativo o mesmo foi coletado em dados para realização do nosso plano. 
“Tem por finalidade colocar em evidência as deficiência e qualidade da empresa que está sendo analisada, ou seja, os pontos fortes e pontos fracos da empresa deverão ser determinados diante de sua atual posição produtos versus mercados” tudo isso para melhor estarmos diante de nossos concorrentes.


1.2 Dados dos empreendedores, experiência profissional e atribuições;

1.2.1 Sócio 1

Nome: Ana 
Endereço: Rua Cavalheiro Anjo Sestiny, 458 – Centro, Franco da Rocha
Cidade: Franco da Rocha

Telefone 1: (11)  4443-1885                              Telefone 2: (11) 6689-1325

Perfil do sócio 1


Ana Caroline é formada em Decoração e Engenharia Civil pela faculdade da PUC/SP. Fez cursos técnicos de Contabilidade. Já trabalhou em grandes empresas como IOB, onde decorava os escritórios, sala de reuniões, comprava os equipamentos e matérias que faltavam. É responsável por toda a área de decoração das empresas por onde já passou. Tem inglês fluente. Resolveu abrir uma empresa, contudo conseguiu mais seis sócios e juntos criaram a Soluções em Layout, e Ana Caroline é responsável pela área de compras da empresa. 

Atribuições do sócio 1 (papel desempenhado na sociedade) 
É reconhecida como grande decoradora no mundo dos negócios, uma das melhores engenheiras civil e contabilista. Tem grandes cartas de reconhecimento e já ganhou diversos prêmios por seus talentos.
  

1.2.2 Sócio 2



Nome: Caroline 

Endereço: Rua Pascoal Moreira, 126 – Vila Bela

Cidade: Franco da Rocha
Telefone 1:  (11) 4443-0025                 Telefone 2: (11) 6643-1842

Perfil do sócio 2


Formou – se em técnica em Logística logo após fez faculdade de RH onde se formou pela UNIP/SP e agora está cursando um curso técnico de Administração. Tem um inglês fluente. Já trabalhou em empresas reconhecidas pelo mundo todo, e ficou responsável pela área de RH. Está resolvendo agora montar uma empresa para ela, e junto com sete sócios criou a Soluções em Layout, onde Caroline ficaram responsável pela área de RH. 

Atribuições do Sócio 2 (papel desempenhado na sociedade)
Reconhecida por grandes empresas já conseguiu vários prêmios por seus talentos.


1.2.3 Sócio 3 

Nome: Diego 

Endereço: Av. Da Saudade, 23

Cidade: Caieiras
Telefone 1: (11) 4442-0565                  Telefone 2: (11) 8568-9898

Perfil do sócio 3 
Formou-se pela USP/SP em Marketing e Design, e agora está cursando Propaganda e Publicidade. Já trabalhou em grandes empresas como Veja, Época e já fez muitos outros comerciais. É reconhecido como um dos melhores no que faz. Viajou pelo mundo fazendo propagandas e anunciando produtos. Também queria montar uma empresa para si mesmo, onde encontrou os sete sócios, e Diego ficara responsável por toda a área de Marketing. 

Atribuições do sócio 3 (papel desempenhado na sociedade) 
Ganhou diversos prêmios pelos seus comerciais e anúncios, é reconhecido como um dos melhores designs que já existiu.


1.2.4 Sócio 4 

Nome: Eduardo 

Endereço: Rua José Seixas Vieira,518 - Vila Lanfranchi

Cidade: Caieiras
Telefone 1: (11) 4442-8787                  Telefone 2: (11) 6648-7876

Perfil do sócio 4 
Eduardo é um líder nato. Comandou diversas linhas de produção, desenvolvendo grandes produtos. Já trabalhou em grandes empresas, e é reconhecido pelos seus talentos. Resolveu montar juntar-se aos sócios que estavam montando a empresa Soluções em Layout, onde ficara responsável por toda a área de Desenvolvimento da empresa. 

Atribuições do sócio 4 (papel desempenhado na sociedade)
Um bom líder tem grandes cartas de referencias. Um bom exemplo dentro da empresa.
  

1.2.5 Sócio 5

Nome: Samanta 

Endereço: Rua Euclides da Cunha, 659 - Vila Olinda
Cidade: Franco da Rocha

Telefone 1: (11) 4811-5458                 Telefone 2: (11) 8597-2563 

Perfil do sócio 5 
Cursou Contabilidade e Economia, tem um inglês fluente. Viajou pelo mundo todo, e hoje é reconhecida por ele. Trabalhou em grandes empresas. Resolveu juntar – se a empresa Soluções em Layout, onde ficara responsável pela área de Financeiras. 

Atribuições do sócio 5 (papel desempenhado na sociedade)
Reconhecida pelo mundo, ganhou diversos prêmios. E é uma das melhores que existe no mundo hoje no que faz. 

1.2.6 Sócio 6 

Nome: Rodrigo 

Endereço: Rua Cajamar, 35 - Jardim Alegria

Cidade: Caieiras
Telefone 1: (11) 4442-0605                 Telefone 2: (11) 6987-1256 

Perfil do sócio 6 
Cursando Administração na FACCAMP/SP é um bom líder. Responsável, e sempre é reconhecido pelos seus talentos. Trabalhou na empresa da família, Trabalho um ano na Escola de Líderes do Exército CPOR/SP lugar onde recebeu um curso de Liderança e Ética. Cursou pela Força Universitária no Grêmio da Faculdade de Medicina da USP os Cursos de Controladoria, Departamento de Pessoal, Gestão Empresarial e Plano de Negócio e Logística. No ano de 2007 Curou Técnicas Administrativas na Escola SENAI, pelo Instituto Rogacionista. E resolveu montar uma empresa própria, onde foi o momento que juntou – se aos sócios, e ficou responsável pela administração da empresa.


Atribuições do sócio 6 (papel desempenhado na sociedade) 
Responsável e um bom líder. Reconhecido por todos pelos seus talentos e habilidade. 

1.2.7 Sócio 7 

Nome: Raísa Xavier de Morais

Endereço: Rua Joaquim Silvério dos Reis, 76 - Jardim Vitória

Cidade: Caieiras
Telefone 1:  (11) 4442-8569                Telefone 2: (11) 8745-2356 

Perfil do sócio 7 
Cursou línguas pela PUC/SP, reconhecida por muitos por seus talentos. Paciente e calma gosta de trabalhar com o público. Juntou – se aos sócios e ficou responsável pelo Suporte da empresa. 

Atribuições do sócio 7 (papel desempenhado na sociedade) 
Reconhecida por seus talentos, gosta de trabalhar com o público.


1.2.8 Sócio 8 

Nome: Wilson Barbosa Silva

Endereço: Av. Deu Carmo, 580, Parque 120

Cidade: Francisco Morato
Telefone 1: (11) 4444-1865              Telefone 2: (11) 6544-1898 

Perfil do sócio 8 
Conhecimento amplo na área logística, seu primeiro trabalho foi na empresa Melhoramentos Papeis onde se destacou e foi premiado por três meses consecutivos de melhor idéia a ser implantado. Juntou – se aos sócios e fica responsável pela área logística da empresa.

Atribuições do sócio 8 (papel desempenhado na sociedade) 
A atribuição do Sócio Wilson Barbosa esta na Gestão Logística da empresa Soluções em Layout. 

1.3. Dados do empreendimento: 

Empresa: Soluções em Layout Ltda.

CNPJ/MF: 23.346.026/0001- 10 com inscrição Estadual: 2.597-15


1.4. Missão 

Buscar caminhos para proporcionar maior eficiência e produtividade em sua empresa, utilizando o melhor que o mercado pode oferecer.

1.5 Visão 
Sermos a maior empresa do setor no mercado regional que estamos inseridos, com visão de expansão para as demais regiões, trabalhando com transparência e responsabilidade para atingir as expectativas dos nossos clientes.


1.6 Valores 
Ser líder de mercado e buscar permanentemente a excelência na qualidade de serviços, com respeito e valorização ao ser humano, cultivar sempre a boa conduta empresarial e ter poder de negociação para atender o mercado consumidor. 

1.7 Setores de atividade: 
Estamos inseridos no setor de Consultoria Organizacional, trabalhamos aliados a profissionais qualificados e conceituados, além de reconhecidos pelo mercado de atuação. Nossa especialidade se baseia em estudos de casos voltados para o rearranjo ou remanejamento de espaço físico, para aquelas empresas que querem aumentar a sua capacidade produtiva, de movimentação, de departamento entre outros.          

 1.8. Forma Jurídica: 
Por entender que sociedade é uma união de duas ou mais entidades com um objetivo traçado a fim de alcançar o sucesso em uma determinada ação ou segmento, somos uma empresa de sociedade limitada. 

1.9. Enquadramentos Tributários 
Regime Normal 

Âmbito Federal. 

IRPJ – Imposto de Renda Pessoa Jurídica (2% de alíquota. 
PIS – Contribuição para os Programas de Integração Social (0,65%) 

COFINS – Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (3%). 
CSLL – Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (1,08%, base alíquota do lucro presumido). 

Âmbito estadual 

ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (Sistema de Débito e Crédito) até 12% a titulo. 

Âmbito Municipal 

ISS – Imposto Sobre Serviços 5% do recolhimento. 

1.9.1 Capital inicial:


  SÓCIOS
  VALOR (R$)
PARTICIPAÇÃO (%)
1
ANA CAROLINE
R$ 12.500,00
12,5%
2
CAROLINE
R$ 12.500,00
12,5%
3
DIEGO
R$ 12.500,00
12,5%
4
EDUARDO
R$ 12.500,00
12,5%
5
SAMANTA
R$ 12.500,00
12,5%
6
RODRIGO
R$ 12.500,00
12,5%
7
RAÍSA
R$ 12.500,00
12,5%
 8
WILSON
R$ 12.500,00
12,5%




1.9.2 Fonte de recurso: 
Os sócios Ana Caroline, Caroline, Diego, Eduardo, Samanta, Rodrigo, Raísa e Wilson já possuíam o valor deste capital social, com recursos próprios aplicados.  

2. Análise de mercado 

2.1 Estudos dos clientes: 

Público-alvo (perfil dos clientes) 
Os clientes são as micro e pequenas empresas de Franco da Rocha e região. Nessa região, a demanda por espaço nas empresas é grande por não haver um centro de distribuição para depositarem seus estoques, por não poderem aumentar a estrutura da empresa num curto, médio ou longo prazo, nesse contexto estudamos diversos empresas que estão nessas condições, com base nesse estudo constatou-se que levaria muito tempo para essas se autofinanciarem para esse fim.

O estudo de layout é fundamental, pois a curto e médio prazo ocasionará um significativo aumento de produtividade dessas empresas. Há uma grande demanda de empresas nessas condições, com essa demanda conseguimos sustentar e viabilizar nosso negócio.


Comportamento dos clientes:


É grande a confiança que reflete a nossa empresa Soluções em layout ao cliente, pois trabalhamos em aliança com os melhores profissionais do mercado e tratamos com transparência e dedicação os nossos projetos, sendo nossos clientes a Convenção refrigerante, Tardelli, Neoplastic, Graciosa Papelaria e até mesmo departamentos das prefeituras de grandes e pequenas cidades que utilizam nossos serviços para reduzir o tempo de movimentação interna e externa, reduzir os gastos públicos


2.2 Estudos dos concorrentes 

Na região onde irá atuar a nossa empresa a principio não há muitos concorrentes com especialidade em layout, seremos os primeiros percussores nesse ramo de atividade.



2.3 Aspectos financeiros 
A empresa estima suas necessidades de caixa como parte de seu processo de orçamento geral, ou de previsão. Inicialmente, ela prevê tanto as necessidades de ativos fixos quanto de estoque, juntamente com as datas em que os pagamentos devem ser feitos. 
A empresa conta com o profissionalismo do contador para responder pelas políticas gerais de finanças. Quando ela tem necessidade de captar recursos financeiros costuma usar prioritariamente custódia de cheque. Ela possui os demonstrativos financeiros apurados, o contador é a pessoa responsável para elaborar, analisar, auditar e aprovar os demonstrativos, ele elabora o plano de contas através do balanço patrimonial. 

2.4 O Diferencial: 
A empresa diferencia seu produto adotando a estratégia de preço baixo em relação aos seus concorrentes, assim consegue conquistar uma fatia do mercado consumidor, a idéia surgiu do empreendedor mediante a pesquisa de mercado. Aliamos o propósito de estudo de layout como um grande fator diferencial.

2.5 Realização do Serviço: 
Primeiramente é preciso fazer o levantamento de alguns dados fundamentais para o planejamento de reordenação de espaço físico, segundo a seguinte ordem: 

- Saber a área total da empresa; 
- Qual tipo de layout utilizado pela empresa;

- Saber qual é extensão do fluxo dessa empresa;

- Conhecer a sequência produtiva dessa empresa, processo produtivo e rotina administrativa e operacional desenvolvida internamente;

- Fazer uma nova planta de layout da empresa;

- Apresentar em maquetes as alterações e miniaturas com alternativas;
- Programar as modificações;
- Efetuar eventuais ações corretivas.


2.6. Plano de Preço
Os preços dos produtos e as tabelas de preços são aprovados pelo proprietário, mediante a uma negociação profissional, onde o objetivo é ganhar x ganhar, ou seja, ambos saiam satisfeitos podendo, assim gerar futuras negociações. A estratégia de preço adotada pela empresa é a de preço baixo em relação aos seus concorrentes. 

2.7. Percurso do produto. 
Chegada do cliente
Apresentação do serviço ao cliente;
O cliente analisa o produto;
Área do cadastro;
Montagem da maquete;
Prepara a nota fiscal;
Entrega do produto;
Realizar o serviço. 

2.8. Nosso Produto 
O nosso produto corresponde ao arranjo dos diversos postos de trabalho no espaço existente na organização, com o objetivo de otimizar as condições de trabalho do pessoal, racionalizar os fluxos e tramitação de processo, racionalizar a disposição física os postos de trabalho, aproveitando todo espaço útil disponível e minimizar a movimentação de pessoas, produtos, materiais e documentos da ambiência organizacional. 

2.9. Aspecto de um bom arranjo físico 

Segurança, inerente: passagens devem ser claramente marcadas e mantidas livres. 

Extensão do Fluxo: deve haver clareza do fluxo, conforto da mão de obra, coordenação gerencial, acesso do espaço e flexibilidade de longo prazo. 

 Tipos de Layout:



1-    Layout de processo ou funcional – âmbito interno

2-    Layout em linha – ordenado em sequência lógica 

3-    Layout celular – organização dos setores em células. 

4-    Layout por posição fixa – para cabine de pintura ou estufas 
5-    Layout combinados – para produtos, materiais que define a sequência e segmento. 

3. Plano de Marketing 

3.1 Logomarca e Propaganda 

3.1.1 Logotipo 


3.1.2 Marketing e Propaganda 

a) Banners



b) Altidores



c) Internet



3.2 Descrições dos principais serviços. 

A Soluções em layout LTDA. têm como missão buscar caminhos para proporcionar maior eficiência e produtividade em sua empresa, utilizando o melhor que o mercado pode oferecer. 

Nossas instalações terão stands dedicados e personalizados a cada um dos nossos clientes, criando um marketing particular e exclusivo.  

Nossas ferramentas de serviços se baseiam em novas técnicas adquiridas em estudos realizados em países como Japão, EUA e alguns da Europa. 

A total informatização da empresa nos capacitará em criar estratégias de marketing diferenciadas, pois os estudos renovados e ativos possibilitarão oportunidades de descontos, controle de qualidade dos projetos que serão realizados nas empresas.     

3.3. Preço
Cálculos realizados podem gerar diferenças significativas, uma vez que cada cliente possui diferentes segmentos e modelos para cada projeto. Devemos considerar que existem serviços agregados a cada estudo de caso, que podem ser necessário na execução do projeto.  
A mão-de-obra deve ser considerada no momento da criação da tabela de preços, pois nossa empresa, visando à especialização e uniformidade de atendimento, não pretende trabalhar com funcionários temporários, mas sim assalariados com todos os encargos sociais e trabalhistas. Assim podemos variar o valor do serviço executado, sem afetar a produtividade. 
Pretendemos assim, possuir uma flexibilidade maior em todas as atividades executadas na empresa, com liberdade de alteração de preços e compras, pois a diferença em um provável prejuízo em uma área poderá ser compensada em outra, pois estaremos acompanhando as atividades de serviços. 
Maiores detalhes estão apresentados no plano financeiro, onde verificamos as informações apresentadas. 

3.4. Estratégias promocionais  
Com o objetivo de fazer a nossa empresa uma marca reconhecida no mercado, na vanguarda da consciência ecológica dos clientes, estamos programando várias atividades e meios de comunicação, na expectativa de atingir um número amplo dos segmentos, ao qual fazem parte da nossa atividade. Para atingir os objetivos propostos, pretendemos atuar em varias frentes:  
Propaganda vinculada em todos os meios de comunicação de massa como: Radio Jornais, Revistas especializadas. 
 - Radio: Agregar informações de segurança com itens relacionados a planta da empresa em forma de descontos ou cortesia pela contratação do serviço. 

- Jornal: Informar dados gerais da empresa tais como: endereço, e-mail, telefones e tipos de serviços 

– Revistas Especializadas: Iniciar uma campanha enfatizando a importância de ter uma boa disposição de espaço dentro da empresa que afeta diretamente a eficiência da mesma. 
- Criar um site na internet, com agendamentos e promoções. 

 A Marca Soluções em layout, sem registro similar no INPI ou SEBRAE, tem o propósito de estar vinculada a transparência e eficiência, com o seguinte slogan: 
"Soluções em layout - A sua eficiência depende da nossa!"   

3.5. Estrutura de comercialização 
Os canais de distribuição mais utilizados pela nossa equipe de vendas são: 
- Site da Empresas, Clientes e Realização de Palestras. 

3.6. Localização do negócio

Endereço: Rua Basílio Fazi, 546 

Bairro: Franco da Rocha                Cidade: São Paulo                  Estado: SP 
Fone1: (11) 4444-5272        Fones 2: (11) 4444-5273        Fax: (11) 4444-5273 


Considerações sobre o ponto (localização), que justifiquem sua escolha: 
Escolhemos este ponto levando em consideração a proximidade dele com o centro da cidade, pois facilita a divulgação dos nossos serviços


4. Plano operacional 

4.1. Layout (ou arranjo físico) 
Nosso Arranjo Físico é composto pelas salas de escritórios utilizadas pelos sócios e colaboradores para a realização do serviço, planejamento, reuniões e confraternizações.
  
Nas dependências da empresa constam os mais avançados modelos de decoração e design que foi projetado um dos sócios para acomodar os membros dessa equipe com o melhor que há no mercado.      


Sala do Departamento de Compras



Sala do Departamento de Marketing




Sala de Reunião




Layout da Sala de Recepção, Suporte, Financeiro e Estudos Logísticos.




4.2. Capacidade produtiva/comercial/serviços 
Todos os dias são levantados dados por meios os estudos de casos para a coleta, interpretação, análise e desenvolvimento dos dados, na qual são elaborados os projetos objetos de estudos em maquetes, essas serão elaboradas conforme projeto para apreciação dos consumidores finais  

4.3. Processos operacionais 
Nós temos uma loja para contato direto com o cliente, que por sua vez disponibilizará dos nossos serviços prestados com toda dedicação ao cliente e seu veiculo, sendo estudo de layout principal serviço da nossa empresa.




5. Plano financeiro


5.1. Estimativa dos investimentos fixos.



5.1.1 Moveis e utensílios:



5.1.2 Veículos:





5.1.3 Total dos investimentos fixos subtotal (A + B) = I



5.2. Capital de Giro:



5.2.1 – Fluxo de Caixa  
 


5.3. Investimento pré - operacionais 



5.4 Estimativa dos custos de comercialização do serviço 


5.5 Estimativas dos custos com mão-de-obra  


5.6 Estimativas do custo com depreciação 


5.7 Estimativa de custos fixos operacionais mensais 



5.8 Demonstrativo de resultados do Exercício 



5.9 Indicadores de Viabilidade

5.9.1 Ponto de equilíbrio  

Índice de Margem de Contribuição

 = R$230.000,00 – R$105.000,00 = 0, 5435
                     R$230.00,00


Ponto de Equilíbrio = R$ 7.300,00 + R$ 108.345,97 = R$ 212.780,07

                                                     0, 5435


5.9.2. Lucratividade 

Lucratividade           = R$ 73.275,00  x 100 = 31,86%

                                              R$ 230.000,00

Isso quer dizer que sob os R$ 230.000,00 de receita total “sobram” R$ 73.275,00 na forma de lucro, depois de pagas todas as despesas e impostos, e o que indica uma lucratividade de 31, 86% ao ano.


5.9.3. Rentabilidade 
Rentabilidade           = R$ 73.275,00 x 100 = 55,46%
                                        R$132.110,00
       A rentabilidade diz que a cada ano, o empresário recupera 55,46% do valor investido através dos lucros obtidos no negócio.


5.9.4. Prazo de retorno do investimento 
Prazo do retorno 
 Do investimento        = R$ 132.110,00 = 1.80 (quatro anos e trinta e dois dias).
                                           73.275,00 

Isso significa que, em 1 anos e 80 dias após o inicio das atividades da empresa, os sócios terão recuperado, sob a forma de lucro, tudo o que gastou com a abertura da empresa. 


6. Avaliação Estratégica. 

6.1 Analise da Matriz F.O.F.A.





Resumo 

Este plano de negócio foi elaborado no dia 04 de novembro de 2010, tendo como principal objetivo de divulgar o Serviço de Consultoria que é realizado nas empresas, colaborando com a apreciação desse setor de atividade. Sendo assim a empresa Consultoria Soluções em Layout Ltda., foi criada para ajudar pequenas empresas a remanejar de forma eficiente seu espaço físico disponível. 
Estamos inseridos no setor de Consultoria Organizacional, trabalhamos aliados a profissionais qualificados e conceituados, além de reconhecidos pelo mercado de atuação. Nossa especialidade se baseia em estudos de casos voltados para o rearranjo ou remanejamento de espaço físico, para aquelas empresas que querem aumentar a sua capacidade produtiva, de movimentação, de departamento entre outros.       
    
Começamos com um capital de R$ 100.000,00, que investimos em escritórios, veículos e equipamentos para nossas atividades. A estimativa do faturamento mensal da empresa será de R$ 230.000,00. 
O lucro da empresa de acordo com o demonstrativo de resultados será de R$ 73.235,00 mensalmente a ser distribuídos entre os sócios. 
Estima-se que o prazo de retorno para o investimento será de 1 anos e 80 dias, isso significa que os sócios terão recuperado, sob a forma de lucro, todos os gastos com a montagem.  
No Período considerado, quando a Consultoria Soluções em Layout Ltda., realizar a receita total de R$ 212.780,07, atingirá o ponto de equilíbrio.


BIBLIOGRAFIA  
TORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO – IDALBERTO CHIAVENATO 
ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAS - IDALBERTO CHIAVENATO 
CADERNOS DE CURSO – PLANEJAMENTO FINANCEIRO E ORÇAMENTÁRIO
CADERNOS DE CURSO – ELEMENTOSDE CUSTO NO PROCESSO PRODUTIVO


SITES 

Biblioteca Sebrae                                     

http://www.biblioteca.sebrae.com.br 

Sebrae

www.sebrae.com.br 

REVISTAS 

Revista Veja 
www.veja.com.br 

JORNAIS 
www.diariodesaopaulo.com.br













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