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Folha de S.Paulo - Poder

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Aprenda sobre custos logísticos e seus principais conceitos - Aula 1









Estabelecer políticas de redução de custos em todo o processo logístico e melhorias do nível de serviço oferecidos aos clientes (FARIA, Ana C 2007); 

Gestão dos custos logísticos; 

Análise alternativas de decisões para o gestor; 

Envolve o processos de identificação, classificação, mensuração, acumulação , análise e interpretação das informações operacionais , econômicas e financeiras;




Gastos - Consiste no sacrifício financeiro que a entidade arca para a obtenção de um produto ou serviço qualquer, que não coincide necessariamente com o momento do gasto.

Regime de Competência – Associado a ocorrência dos fatos (Lançamentos);

Não Desembolsáveis – São os considerados econômicos, não afetam o caixa no curto prazo, por exemplo, de precisão de veículos;

Regime de Caixa - Associado as Pagamentos e Recebimentos (Efetivação);

Desembolsáveis – Irão afetar o caixa da empresa, por exemplo, pagamento do frete;

Investimentos – Gastos ativados, ou seja, que fazem parte do ativo da empresa, composto por bens e direitos, de propriedade da mesma, presente e futuro.

Todos os ativos logísticos como equipamentos de movimentação, veículos, instalação, prateleiras e os estoques, por exemplo.

Perdas – Consumo anormal, não programados ou involuntários dos insumos, por exemplo, a obsolescência do estoque, estão associados aos bens e serviços, segundo Martins(2003);



1. Quanto ao relacionamento com o serviço (fornecedor, cliente, produto, regiões ou canais de distribuição);

Custos Diretos – Estão diretamente ligados ao serviço, podem ser facilmente identificados e mesurados;

Por exemplo: Custos dos transportes na distribuição, que podem ser identificados em função dos produtos faturados e entregues aos clientes;

Custos Indiretos – Não estão diretamente ligados ao serviço, não podem ser apropriados, no momento de sua ocorrência;

Esses custos são mas difíceis de mensurar por não se relacionarem diretamente como serviço;

Por exemplo: Podemos citar os custos com Tecnologia da Informação utilizada em um processo logístico que atende diversos clientes.

2. Quanto ao comportamento diante do volume de atividades (Volume produzido, movimentado, transportado, vendido, distribuído, etc);

Custos Fixo – Ocorrem de períodos após períodos, não estão diretamente ligados ao serviço e permanecem inalterados em relação ao volume de serviços prestados.

Por exemplo: Mão-de-Obra mensalistas, custo com manutenção do armazém e outros gatos gerais;

Custos Variável – São os custos que variam em função do volume de atividades.

O mesmo exemplo apresentado nos Custo Diretos podem ser tratados com Custo Variável, pois o frete varia em função do volume a ser entregue a determinado cliente, com base nas unidades físicas a serem transportadas.

3. Quanto ao relacionamento com o processo de gestão (tomada de decisão em logística);

Existem vários conceitos de custos que são praticados e relevantes à gestão, tais como:

Custos Controláveis – Aquele influenciado pela decisão e ação do gestor em determinada atividade;

Por exemplo: O gestor de logística pode controlar custo de transportes e armazenagem. 

Custos Não Controláveis – Aquele custos que não podem ser influenciado pela decisão e ação do gestor.

Por exemplo: O gestor de logística não pode controlar custo com segurança ou a limpeza do prédio, que também são utilizados por outras áreas da empresa.

Custo de Oportunidade - Custo imprescindível à logística, pois tem natureza econômica mas não é registrado nos livros contábeis tradicionais.

Martin(2003, p. 234), “representa quanto a empresa sacrificou em termos de remuneração por ter aplicado seus recursos numa alternativa ao invés de em outra”

Por exemplo: Uma empresa que poderia aplicar seus recursos em operações no mercado financeiro e “ganhar” 1% ao mês, em vez de investir em estoques; portanto, a decisão de manter esses ativos deveria render, nó mínimo, o que a empresa poderia obter no mercado financeiro, isto é, 1% ao mês.

Custo Relevantes – São aqueles que se espera incorrer no futuro e irão afetar o caixa, visando maior resultado financeiro.

Por exemplo: Custos de embalagens ou escolha do modal de transporte;

Custo Irrecuperável - Custos incorridos no passado e que não são relevantes para decisões no presente, pois não se alteram em função das decisões.

Por exemplo: Você comprou um ingresso para assistir a um filme no cinema e gastou R$12,00 , e um amigo o convida para ir a um churrasco, sem custo nenhum, e você aceita, os R$ 12,00 gastos pelo ingresso não serão recuperados.

Custo Incremental, Marginal ou Diferencial – O custo incremental é normalmente considerado “custo extra”, associado a uma unidade adicional.

Devemos observar o resultado econômico que será apurado, pela entre receita e o custo incremental.

A alternativa que tiver o melhor resultado econômico, ou seja, a melhor solução logística deve ser a escolhida.

Por exemplo: A escolha do modal de transporte.

Custos Ocultos – São custos não visíveis aos gestores, mas afetam o resultados econômicos das empresas “Ladrões de Lucros”

Associados ao conceito de Perda, pois ocorrem em condições anormais de operação;

Por exemplo: Atividades que não agregam valor, espera e atrasos, defeitos e movimentação desnecessária dos objetos.

Custos Padrão – Pode ser considerado um custo “Planejado” que contemplam os aspectos monetários considerados dentro da normalidade.

Por exemplo: Se formo apurar custo-padrão de um serviço a ser prestado, devemos avaliar quanto tempo iremos gastar para realiza-lo e qual custo da mão-de-obra envolvida.

É necessário realizar o acompanhamento posterior das variações de custos reais em relação aos padrões.

Custos-Meta ou Alvo – A partir do preço do mercado tendo definida a margem de lucro, a diferença é o custo-meta.

Por exemplo: O preço de mercado de um serviço de R$ 200,00 e a empresa espera uma margem de 20% (R$40,00) , portanto o custo meta será de R$ 160,00.

Normalmente é apurado na etapa de desenvolvimento do produto/serviço.

Custo no Ciclo de Vida – O tempo é a base competitiva, compreende todos os estágios de evolução do produto, desde sua concepção, desenvolvimento, crescimento, maturidade até sua saturação.

É um sistema que fornece informação para que sejam entendidos e gerenciados os custos existentes desde os projetos, fabricação, comercialização, distribuição, manutenção, serviços , até a entrega do produto.

Custo Kaizen - Relacionado a melhoria dos processos visando a redução constante dos custos.

Filosofia de melhoria contínua;

Por exemplo: Se em um determinado mês o custo de transporte incorrido foi de 1 milhão, de acordo com a filosofia do Kaizen, os gestores deverão encontrar um meio de reduzi-lo.



Os conceitos básicos de custos e outros específicos de logística estabelece uma estrutura de raciocínio que permite a tomada de decisão buscando redução dos mesmos, buscando melhores resultados operacionais, maiores resultados econômicos, assegurando a competitividade e visa a melhoria do nível de serviço oferecido ao cliente.

Apresentação da Aula Disponível em Downloads para Estudo.


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