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Folha de S.Paulo - Poder

segunda-feira, 13 de março de 2017

Fidelizar o cliente é a nova tendência mundial

Capa Fidelização Clientes

Na atual situação que encontra-se as organizações, o tema redução de custo acaba por se tornar o foco dos profissionais e o assunto crise do país está presente nas discussões de trabalho. Contudo com diz o velho ditado popular “ enquanto uns choram, outros vendem lenços”, eu quero te chamar a atenção para uma mudança de comportamento e para o redirecionamento da visão de negócio, quando podemos aproveitar cada cenário econômico para ganhar dinheiro com muito trabalho e dedicação.

Gerações vão e gerações nascem a todo o momento, as empresas, as pessoas e os profissionais mudam, desse modo a invocação e a tecnologia estão do mesmo modo relacionado com tais mudanças.

Cada dia fica mais difícil conquistar o cliente de maneira que se encante com seu trabalho ou negócio, e se mantenha fiel por logos tempos, pois hoje nos atuais tempos em que vivemos as relações sociais constituíram uma base de relacionamento para o comercio, valores éticos que eram para ser obrigação, estão se tornando diferencias competitivos de mercado, isto é, os clientes estão menos fiéis as grandes marcas e estão pautando seu consumo pelas empresas os quais tenham uma boa relação social.

Então entendendo esses aspectos nós podemos estabelecer uma relação da tecnologia que passa a ser aplicada no dia a dia, como ferramenta fundamental de marketing, no relacionamento social com os clientes.
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1 – Você precisa ser acessível;

Quando você profissional ou empresa está acessível na internet, através das redes sociais, redes profissionais, sites, blogs, etc. seu trabalho passa a ser acompanhado por pessoas que futuramente venham estabelecer uma relação comercial, desse modo sua carreira, suas experiências são amplamente conhecidas pelos clientes, como por exemplo, ações sociais, vídeos aulas, vídeos institucionais, site corporativo, publicações, depoimentos de outros clientes.
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2 – Ser transparente e assertivo;

Quando você ou sua empresa for acessado você deve apresentar as informações, dados e números de maneira assertiva, isto é, não ficar mudando números e valores posteriormente ou não deixar claro para os clientes como sucederá as relações comercial com a sua empresa.

Não omita informações muito menos deixe de informa-lo sobre toda a tratativa, possua matérias complementares acessíveis, como contratos, folhetos, comunicados, informativos, tudo que for preciso para que ele venha a te contratar, pois no momento da comunicação você pode esquecer de algo, mas os materiais de pesquisa irão auxiliá-lo.
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3 – Ofereça garantias para o cliente.

Qualquer relação profissional ou comercial passa uma questão fundamental que é a confiança, condição estrutural para que você possa ser escolhido pelo cliente, pela empresa que vai te contratar, pelo fornecedor, pelo parceiro de negócio, mas como ele saberá que eu sou de confiança?

Quando você tem uma história de vida que é conhecida por todos da sua rede de relacionamento, pessoal, profissional e comercial, está acessível, se comunica de maneira assertiva com confiança, oferece materiais e conteúdo o qual o contratante possa consultar, ele saberá quem é você antes mesmo de você realizar suas apresentações.

Ofereça meios seguros de pagamento, contratos e documentos diversos que registrem as relações de negócio, indicações de outros clientes, parceiros e fornecedores comuns, cumpra os prazos de reuniões, retorne as ligações, responda as mensagens, mantenha-se comunicável sempre.

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4 – Relações estreitas são duradouras

O Produto com qualidade total, perfeição, 100% aprovado em alguns tempos atrás era um diferencial de mercado, isto é, aquela empresa que tinha um produto com qualidade era o foco das atenções do cliente, pois tinham a garantia de estarem adquirindo algo bom para o uso, consumo, etc.

Atualmente a qualidade total passou a ser “obrigação”, ou seja, condição inicial para que o cliente tenha interesse por sua marca, por seu negócio ou por seu produto, de maneira passaram a estar 24 horas conectados com informação, com as ofertas, com os lugares, lojas, preços, etc. Por isso este cliente compra onde decidir no momento em que acha por bem fazê-lo.

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E agora como fazer esse cliente te enxergar?

Através do estreitamento de relações comerciais, que é nada mais e nada a menos, do que você ser manter conectado com esse cliente desde o momento que ele está na sua casa pesquisando, compra em sua loja e fortalece a relação, após isso você se mantenha em comunicação como esse “novo amigo” para que possa ser duradoura.

Profissionalmente você se estabelece nas redes profissionais através de contato com seus amigos, compartilha informações relacionadas a sua carreira e atuação profissional, agenda contatos para ligações futuras e busca atualizações por meio de informações, estudos, noticiais, cursos gratuitos. Por exemplo, você pode criar um site profissional e gravar vídeos ensinando sobre sua área de atuação agregando seguidores e criando notoriedade para pesquisa neste segmento. Certamente as empresas vão te procurar para futuras contratações.
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5 – Ferramentas de Relacionamento

Como já foi mencionado anteriormente ferramentas como redes sociais e redes profissionais devem ser exploradas para que seus contatos estejam sempre atualizados. Atualmente o Facebook, dentre muitas outras, é a principal rede social que pode ser utilizada por você e por sua empresa com a finalidade de manter contato com os clientes, de maneira que possam interagir dentro de um ambiente descontraído e marcante em suas vidas, ou seja, sua empresa fará parte do clico de amizades, você fará parte da vida dessa pessoa, ela estará se lembrando de você a todo momento, isso potencializa suas chances fidelização.

O Youtube é muito importante para sua empresa e para você que deseja estar presente na mídia, antigamente a televisão era o principal meio de comunicação multimídia e apresentava um alto custo para empresa que apresentavam seus produtos para as pessoas em suas casas. Contudo certamente você pode usar esse mecanismo gratuito e importante para apresentar seu produto, suas habilidades, competências, serviços para o mundo todo de maneira ilimitada.

O Site ainda é muito importante, pois registra a presença da empresa em um local fixo dentro de mundo conectado, transmite ao cliente a segurança e confiança, promove suas principais competências, sua capacidade e relatada sua história de vida de maneira formal sólida.

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6 – Tendência Mundial e o Cliente

Todo o cuidado é pouco para não perder o cliente conquistado, simultaneamente a ações descritas anteriormente as tendências mundiais devem ser observadas.

O que é tendência mundial? O que isso tem a ver com meu negócio?

A tendência mundial é conhecida como um fenômeno social que apresentam uma certa característica determinada, a repetição dessa característica no tempo faz com que um fato se torna tendência, por exemplo, novas atitudes dos consumidores, novos comportamentos de consumo, hábitos de consumo que se desenrolam com mais força, o fato de os clientes realizarem comprar online é uma tendência que vem se consolidar.

O Brasil terminou dezembro de 2016 com 244,1 milhões de celulares, agora os novos clientes conhecidos como geração Y e millenials já são a grande parte da população Brasileira, quase 80% deles usam os celulares para fazer compra, os mais velhos também usam a faixa de 46 aos 54 anos está crescendo em números de usuários de smartphones.

As transações feitas pelos celulares representam 11% do total de comércio eletrônico. Apesar de ser ainda um índice baixo, a experiência de busca e navegação pelo celular fazer parte da jornada de compra, mesmo que a transação final ocorra em outro dispositivo, isto é, 40% das compras feitas passam por um processo de navegação em celulares, através do uso de aplicativos.
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Esses números são incríveis não é mesmo?

O mais incrível é como você pode fazer para usar essa tendência para seu negócio aumentar e fazer suas receitas crescerem, com o trabalho de relacionamento com o cliente da maneira que apresentamos as conquistas são potencializadas de modo que você não consegue perceber as sazonalidades.

Com as pessoas passando cada vez mais tempo conectadas nos celulares, você perde dinheiro quando não está acessível, quando não se relaciona com estes clientes, nesse momento você descobriu uma fonte de receita que demandará uma reflexão para sua empresa, além de todo o trabalho que já realizou até aqui, essa oportunidade não pode passar desapercebida.

Os aplicativos de celulares são mais comuns do que podemos imaginar, se sua empresa já tem um site, você deve ter seu cartão de visita, uniformes, banners, folhetos e tantos outros meios que já são comuns e pouco eficientes, agora o seu negócio passa estar instalado no celular do cliente e ele passa a acompanhar você e todas as suas ações de marketing.

Desse modo com esse conteúdo nós buscamos apresentar para você o novo comportamento dos clientes, mencionamos o que fazer para se manter conectado com seus clientes, como ser acessível, transmitir confiança e credibilidade para que você possa aplicar no seu negócio ou na sua carreira profissional. E ainda como você usa a inovação com a tecnologia aplicada como ferramenta de relacionamento comercial para sua empresa crescer e sair na frente dos concorrentes.

Atenciosamente, 
 EQUIPE PROFISSIONAL E ACADÊMICOS  

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